31 agosto 2009

MIX-de- SAUDADE

vem cá que vou te contar da minha saudade de tudo que fui perdendo pelo caminho
vem cá que vou te falar das cenas, dos cheiros, dos risos, das brigas, dos olhares, dos desejos, dos filmes, dos livros, das músicas, e de tudo o mais.
vem cá que vou te contar que aqui de cima você fica mais bonito
e aqui no branco é muito mais poético.
pra isso serve a saudade - pra escrever e ficar assim - misturando tudo dentro do peito.
vem cá que a vida é breve e já passou um bocado de tempo.
e ainda assim, quero te contar que ontem, num passado remoto, quando vc se foi, de morte ou despedida vã
tocou aquela música tristíssima .
e no velório real nao deixaram teu outro amigo em paz.
e a mim, viram uma moça de saia e tenis all star chorando na calçada.
vem cá, disfarça, faz de conta que...

19 agosto 2009

madrugadas

perdera a mulher, um filho, mandou o patrão tomar no

viajou, sumiu

perdeu o resto do dinheiro da familia

perdeu a familia.

perdeu os amigos

perdeu a mulher amada

perdeu-se de si.
perdeu a inspiração.
perdeu a vida.

Zé era um homem simples. Zé bebia muito, caía, sumia, dava um trabalhão pra familia. Zé teve filho, mulher ,netos. Zé passou pela minha lente e lá permanecia em seu criado mudo- uma foto dos dois, sorrindo, pra eternidade... Zé é meu primo . Há tempos não o via. Há tempos a foto ficava lá, esperando meu telefonema, minha carta, algo assim. Agora Zé morreu - nem a mãe pode ir ao seu velório. Nem eu. Se eu viajasse pra sua casa, iria colocar os olhos em nossos olhos naquela foto parada no criado-mudo - mudo à espera... Mudo.

17 agosto 2009

niguém dá a mínima

fragmentos pós escrita do bruno.


queria nao mais ser funcionária pública, militante de uma área(educação) onde ninguém dá a mínima, nem o álcool, nem o sabonete líquido, nem a banana de sobremesa. to cansada!


mas, sou Isabel anonima nascimento. professora. nao tenho tempo pra escrever. nem álcool pra desinfetar as mãos inocentes das crianças- filhos de traficantes e sistema inoperante. e desinfetar as mãos de um patrão corrupto!

chega. FIM

15 agosto 2009

dia de sorte

moço, desculpa, mas eu não sabia que isso era invasão, né? não, não éra o meu nome no envelope, eu sei, mas óia só - o patrão nao tem aquele cartão - eu sei- ele recebe só carta de um banco. então, sabia que era propaganda. e abri o envelope, por que as veiz vem um calendarinhu, uma figura bonita de um pai abraçando filhu, sabe, eu recorto e coloco lá na porta da minha casinha. aí nesse veiu um cartão tipo raspadinha e tava escritu BOA SORTE e dizendo que se raspasse e fosse premiado ganhava um dvd. tres trevinhos e ganhava um dvd - claro que eu achei que nao ia ter os 3 trevinhos e raspei. aí tava lá - os 3 trevinhos.e eu fiquei um pouco nervosa - e agora? meu patrão precisa saber que ganhou um dvd. mas aí,lembrei do patrão dizendo que a gente tem que saber ler - que não é só decodificar(eu decorei essa palavra, pedi pra ele escrever e ainda expliquei pra vizinha). então eu resolvi ler devagar e tava assim - o nome do patrão e as palavra toda:
fulano(é, nao posso dizer o nome do meu patrão aqui)
HO-JE - É- SE-U DI-A-DE-SORTE. VO-CÊ PO-DE TER UM CAR-TÃO tal (não pode falar o nome do cartão) PE-LA-ME-TA-DE-DOPRE-ÇO . SE VO-CÊ ENCONTROU OS 3 TREVOS(era esse meu caso e do patrão), PA-RA-BÉNS! PA-RA-RE-CE-BER-SE-U-PE-PE-PRE-SEN-TE PEÇA O CAR-TÃO, FA-ÇA -UMA- COM-PRA-DE-CUAL-CUAL-QUER-VA-LOR-EM-ATÉ-30-DIAS-E-O-APA-RELHO-SE-SE-RÁ-ENTRE-GUE -NO-SEU-EN-DE-REÇO.
aí,moço, eu li de novo por que tava in dúvida. e me perguntei(por que não tinha ninguém do lado pra perguntá,né) - então tenho que ter esse cartão pra ganhar o dvd? então não é de verdade o que escreveram antes? se eu raspasse ganhava? então meu patrão não ganhou nada mesmo e ele tem razão quando fala pra não acreditá mas propaganda.precisa pensá muito,e le direitinho e le di novu.
então eu pensei- ufa que ele não ganhou o dvd - que dia de sorte o meu! por que como ele ia entender que eu já sei que ele só usa 1 banco e que eu gosto das figuras e dos calendarinhu que vem dentro das propaganda?

08 agosto 2009

justiça silenciosa


a arma. a linha da máquina. a chuva. a mulher. a mulher com a criança - a mulher ou a bolsa.
a mulher com a criança. a mulher sem nada na bolsa. o animal - um estupro. a criança. a violência, a violentada. nem Deus passou por ali. nem o anjo da guarda de plantão. nenhuma pessoa. o lugar errado, na hora errada, com um ser humano - errado.

o distrito. os exames. a vergonha- a coragem. a notícia. retrato falado.
a Imprensa
a Justiça (?)
o morro à procura. o bairro debaixo também.
dois bairros inteiros prontos pra acabar com a sua raça !

pra combinar

assim que te olho:
de rabo de olho

cacos de vidro

como alguém que quebra sem querer um pote de vidro/
com algumas sementes dentro
e tenta limpar -

pa ci en te men te

todos os objetos atingidos pelos estilhaços.
cada objeto foi retirado para poder observar se há caquinhos de vidro: atrás, nas laterais, na caixa mais escondida - estilhaços.
e daqui um tempo quando limparmos esse espaço, puxarmos essa caixa veremos um estilhaço ali, quietinho, se não o vermos poderemos até nos machucar e...de onde vem esse caco?
se não olharmos com atenção, varreremos , passaremos um pano e ao torcê-lo, perceberemos um caco de vidro com um tamanho tão minúsculo furar-lhe a pele. talvez lembre do pote de vidro quebrando. lembrará que o pote de vidro ainda teima em seus cacos, do assombro sem susto, mas do corte e do incômodo que ainda provoca.

04 agosto 2009

telefonema tardio

-paaaaaaaaaammmmmm
-oi-quero falar com a
- ela nao mora mais aqui.
-como faço pra falar com ela agora?
- só morrendo, moço, só morrendo.