José Mindlin, 92, foi eleito na tarde desta terça-feira o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. O bibliófilo paulista ocupará a cadeira número 29, vaga desde a morte do historiador Josué Montello, em março passado.
Advogado, jornalista e empresário, Mindlin tem cerca de 45 mil volumes em sua biblioteca, que se tornará pública graças a um acordo com a USP. Os livros ficarão em um prédio da universidade, cuidados por uma fundação.
Jorge Araújo/Folha Imagem |
José Mindlin foi eleito para a ABL nesta terça |
Dada a força da candidatura de Mindlin, outros três concorrentes (o escritor e cartunista Ziraldo, o jornalista Villas-Bôas Corrêa e o publicitário Mauro Salles) retiraram suas candidaturas. Restaram Mindlin, Áureo Bringel de Mello, Júlio Romão, Nelson Valente e Vilma Guimarães Rosa, que não tiveram votos.
A cadeira 29 foi ocupada por Montello durante 52 anos, o que dá a ela especial importância para os acadêmicos. Montello morreu em 15 de março deste ano.
Em 9 de março último, o cineasta Nelson Pereira dos Santos foi eleito para a cadeira de número 7, que ficou vaga após a morte de Sergio Corrêa da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário