03 outubro 2014

Casa das Estrelas - um livro sim senhor!



A ideia é antiga - fazer perguntas às crianças, anotar, registrar, fazer um livro (sim, no Brasil  Pedro Bloch, médico que anotou incansavelmente frases das crianças ,   já escreveu  um  livro com essa temática.)
Temos também, Adriana Falcão, roteirista em seu Pequeno dicionário de palavras ao vento” , Arnaldo Antunes com “ As coisas” e, claro, Manoel de Barros em toda sua excelência, exalando  criancice e simplicidade(nem tão simples assim).
Mas quero falar do livro do   professor colombiano Javier Naranjou, que   colecionou de seus alunos , crianças de 8 a 10 anos essas definições, altamente filosóficas e deu no livro Casa das Estrelas, editado aqui no Brasil  ano passado, ganhou prêmio e tudo. Ele fez em forma de dicionário,  com a 1ª edição colombiana em 1999.
O livro tem uma ilustração belíssima de Lara Sabatier – quando eu comprei o livro mês passado fiquei olhando,olhando ,olhando as imagens sem parar..Poesia também para os olhos.
Em algumas definições você para e pensa- Meu Deus – como essa criança-filósofa pensou isso??!!!! E o livro então,cumpre seu principal papel- fazer você parar e refletir muuuuito sobre o assunto! Ou     você é convidado  “apenas”  ao espanto....
Mesmo sabendo das ideias parecidas, são outras idéias,  outras crianças,outras reflexões.
Um livro que eu digo  – compre, você não vai se arrepender..Funciona como um livro de meditação – seja pelas frases, seja pelas belíssimas ilustrações... O Tao Te Ching das crianças !
(Isabel  Helena Nascimento)

Nenhum comentário: