03 setembro 2012

Para passar setembro, só um CAIO F. nas mãos

 Para quem teve contato com as crônicas do Caio Fernando Abreu na década de 90 através do Caderno 2 do Estadão , e  por aí apaixonou-se avassaladoramente por tudo - eu disse  T U D O  que ele escrevia ,  já não era sem tempo que chegasse uma coletânea desse tempo vivido na redação e na Pauliceia desvairada.
Esperei sempre por esse livro. Eu , com essa mania de hemeroteca caseira super desorganizada, arquivei vários textos daquela época, que de vez em quando eu ousava abrir e reler... E muitas vezes eu mentalizava que eu mesma adentraria os arquivos empoeirados do grande jornal e iria em busca de TODAS as crônicas e faria um livro.EUZINHA. SOZINHA.

Claro, eu nao fiz isso. Mas alguém fêz!
É claro também  que se fosse eu, selecionava TODAS, eu disse T O D A S  as crônicas dele, nada de coletânea...

Mas o livro chegou.
e hoje, 1º de setembro de 2012, faltando 11 dias pro aniversário do Caio, entro na Livraria   e passeio  os olhos sobre os títulos...até parar num livro amarelo(eram apenas 3) , "gritando" num canto. 3 livros!!Então eu pego, e não acredito: chegaram as crônicas que o Caio escreveu no jornal!!!!
Apesar do preço , resolvo me dar de presente adiantado(sou uma libriana).
Converso então com o vendedor, meu amigo, que diz:
- Chegou ontem , às 10 da noite! Só vieram esses três!
(tive a impressão de estar com um bebê recém nascido, com toda aquela energia que é típico desse pequeno ser).

Como uma adolescente apaixonada, segurando seu diário secreto    no peito, pago e vou pra casa, ávida!
Ao chegar, abro ao acaso e , como um oráculo, a crônica é "Adeus, agosto. Alô setembro"...
Nostalgia à parte "A vida gritando nos cantos" traz um Caio F. que tinha um ritmo urbanóide total,sem perder a ternura, era um metrô transpassando as ideias e sem parada.

Setembro chegou, com ele Caio F. numa primavera disfarçada de verão na minha cidade.
eu também disfarço. E choro.




P.S. O título do livro está na página 91,  tirada de um finalzinho de frase...(crônica - QUEREM ACABAR COMIGO)






Nenhum comentário: