23 janeiro 2008

Em Babemba, tribo da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, é colocada no centro da vila, sozinha e sem nada que a prenda. Todo trabalho cessa, e todo homem, mulher e criança da vila se reúnem num grande círculo ao redor da pessoa acusada. A seguir, cada pessoa da tribo fala com a acusada, uma de cada vez, relembrando as boas coisas que a pessoa do centro do círculo tenha feito na vida.
Todo incidente, toda experiência que possa ser lembada com algum detalhe e precisão é relatado. Todos os seus atributos positivos, boas ações, força de vontade e generosidade são declarados cuidadosamente e em detalhes. Muitas vezes, essa cerimônia tribal dura vários dias. Ao final, o círculo tribal é quebrado, e dá lugar a uma celebração de júbilo, e a pessoa, simbolicamente e literalmente,é recebida, com boas-vindas, de volta à tribo.
No templo do perdão, nós somos lembrados de nossas próprias virtudes. Se nós pudéssemos ajudar uns aos outros a construir templos de perdões ao invés de prisões ! Nós podemos. Em nossos próprios corações.

(A Arte do Perdão , da Teernura e da Paz/
J.Kornfield. Ed Cultrix)

Um comentário:

Anônimo disse...

Q maravilha se todos nós fizéssemos isso tb.
Qto é bom qdo somos tocados, em momento de aflição e desatino, por 'anjos encarnados', conhecidos ou desconhecidos, q nos disperta a porção divina dentro de nós.