30 junho 2013

Minhas tão pequenas dívidas

Leio no jornal que "Empresas de Eike têm dívida com 11 bancos". Fico feliz por ele - eu tenho dívida com "apenas" 2 bancos"  e mais algumas dívidas pequenas..(Ironia à parte) .
A mesma matéria  diz que Eike tem uma dívida de  "7 BILHÕES E 900 MILHÕES" - escrevi assim, por extenso, pra gente dimensionar o valor de tal dívida. A minha dívida não chega a ... tenho até vergonha de dizer o valor, de tão pequena(tudo bem pra mim ela é imensa) . Não entendo de contabilidade - aliás, meu grande sonho era ter um contador - alguém que eu entregasse meu salário e então fizesse "milagres" que eu mesma nao consigo fazer - que pagasse todas as contas, sobrasse para uma poupancinha, e que eu conseguisse comprar livros, presentes para os amigos, ir até ali, São Paulo, assistir um show, visitar uns amigos...coisas pequenas... Na verdade acho que ao invés de um contador eu precisaria de um "milagreiro".
Mas voltando à dividas do Eike, um cara que já foi o 7º homem mais rico do mundo, hoje precisa vender o almoço pra comer a janta. Eu continuo comendo meu almocinho e tomando meu café com  leite final de tarde. Nossa diferença é que meu nome num SPC, ou SERASA não me abre portas em nenhum banco para um financiamento , empréstimo ou seja lá o que for(melhor assim - não conseguria mesmo pagar)  .Meu nome ,(graças a Deus), nao sai no jornal. Meu nome, minha profissão(professora) causa apenas indiferença. Exemplo? Fui ao cinema , paguei meia entrada, e ao mostrar o holerith e moça  exclamou:"ahhnnn...que legal..." eu nao entendi - ou ela tinha fumado um baseado antes e viajou nas letrinhas, nos numerozinhos, nos cifrõezinhos, ou ela achou que realmente, "Legalmente" que  eu mereço esse salário.Ignorei. Minha questão com tantos bilhões é apenas uma -  uns com tantos e outros com tão pouco. Mesmo nas dívidas.
 Já sei algumas explicações contábeis, econômicas, políticas...Essas não me interessam. O cerne da questão : quando será que , utopicamente , ganharemos um salário "decente"?  -  aquele com o qual  eu quitaria minhas dívidas com os 2 bancos e outras pequenas  pendências ?
Minha proposta: Deputados, Senadores   , façam o TRS -Teste da Resistência  Salarial - vivam, (e sobrevivam)  um mês com   um salário mínimo , das empregadas, dos atendentes de telemarketing,  com o salário de um professor da rede pública...  Tenho certeza, Eike não será o único a dever tanto!