25 novembro 2010

eduque os pequenos...

http://www.naohomofobia.com.br/lei/index.php

recadinho pra Isis, via facebook...



querida...como educadora é o que eu mais penso diariamente..Tua mãe me chama de educadora-militante..meu trabalho de formiga em sala de aula é INCESSANTE, INCANSÁVEL...enqto isso o sistema diz que eu TRANSGRIDO ao deixar meu aluno - menino - brincar de vestidos, saias, parangolés..OU QUANDO FAÇO UM SIMPLES RITUAL DE QUEIMAR OS MEDOS DAS CRIANÇAS EM UM CALDEIRÃOZINHO com um incenso aceso...:)
..uma andorinha só não faz verão, mas uma  educadora só INSISTE - em cada escola, em cada INSTITUIÇÃO que "dociliza corpos-" tem alguém dizendo  o contrário - Numa sala de 40 crianças , olhar pra nuca da frente  do "companheiro"  e não permitir debates, exercitar a fala, respeitar a diversidade desde a Educação Infantil é FORMAR   E DEFORMAR. Me frustra. Mas eu INSISTO!
Quem são esses homofóbicos, assaltantes, bandidos, traficantes???conheça a vida deles e responda? cadê mãe, pai, educadores, amor, carinho e estrutura social digna? Quem está na cadeia? PRETOS. .POBRES.ANALFABETOS. Onde estão os "meninos adolescentes que quimaram o índio????onde está Maluf????ficaria aqui fazendo mil perguntas que sabemos a resposta. concordo com Léo da Jubarte - bora pra rua - MANIFESTAÇÃO DO PAÍS PRA TUDO. PARAR TUDO. CHEGA DE COLONIZAÇÃO !!!

http://www.naohomofobia.com.br/imagens/euapoio.gif
"Eu sou um humanista e por este motivo a minha simpatia é pela raça humana. Eu acredito no amor como a única revolução verdadeira porque ele é livre, pois engloba qualquer tipo de amor: o amor pelo próximo, não importando a orientação sexual."
Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas

07 novembro 2010

I VIRADA CAIÇARA SÃO VICENTE - SP NOV 2010

BASTIDORES      I VIRADA CAIÇARA - SÃO VICENTE - NOV/2010



o encontro dos amigos, a montagem dos trabalhos, as ideias misturadas.
kd o estilete? kd a tesourinha? Cris - kd a sua fita dupla face? Biga, me ajuda aqui
Bel vem ajudar e não traz as suas fotos! volta  de busão pra casa, na chuva, e volta com um taxista chamado Chiclete!
Galeno nao sabe escrever - Biga - escreve pra mim!
(TODOS PEDEM AJUDA PRA BIGA)
queriam colocar a Belzinha dentro do "aquário"das fotos dela...

Raquel  e a filha - de quem é mesmo a foto? de qual das duas??? Uma máquina compartilhada e pingos de chuva na foto linda...























CHUVA CHUVISCO CHUVARADA...Biga diz - olha a foto! Galeno colorido e exibido 




Claudiano , ressurge em animais marinhos  reciclando a vida, 


Chico e Valério entram e saem pra foto,



voam! Marcio pra lá e pra cá, 


olhando, comentando, pensando....com sua capinha de chuva transparente...
São Pedro, São Pedro !!!!!!!!!!!!!!!
Seu TiNoco, o pescador mais lindo veio visitar suas fotos, 





tiradas pelo Felippe - minha emoção ao tirar as fotos dos dois naquele fundo de TINOCOS e barcos...
Anak alegrando a todos, dizendo BACANA ...
.o Marcos dando uma força pra todo mundo - tira vidro, poem vidro, pega escada, 
puxa pra cá, nao pode ficar esculturas do lado de fora, dando os toques...
Afra pega chave dos banheiros, Afra guarda coisas em gavetas... Márcio traz um lanchinho, a gente vai comendo, deixo uma caixinha de Bis numa mesa pra quem tomou o lanchinho - o povo natureba tira o presunto do sanduiche... Chasinho de hortelã.
Tiro uma foto da Crhis fotografando - ela ficou toda feliz pq nunca sai nas fotos! e ficou toda linda!
ideias e mais ideias! Tudo misturado, como diria Hellya...

O SOL APARECE !!!!

Música na praça Tom Jobim, com os meninos do Percutindo, Célia dança com toda energia...
Julinho Bittencourt parece estar em casa...puxa a viola e as "modas"  - o povo dança,


curte e vibra
Zéllus entra com Julinho,



como se fosse a primeira vez(!)
Não chove, tem estrelas no céu e a Prefeitura "esqueceu" de acender a Luz - a luz é do palco, dos artistas, do povo que canta e dança! 

A LUZ é do Marcio, catalisador , ser humano-artista de corpo e alma, agitador cultural , insiste e resiste em resgatar e perpetuar a arte em todos os sentidos, chamando-nos a comungar da alegria de viver ! 


HOJE É DOMINGO
TEM MAIS VIRADA CAIÇARA !!!!

03 novembro 2010

02 novembro 2010

presentinhos

a felicidade deles é tão grande ao me entregar os seus tesouros que eu me emociono sempre. Cada abraço, cada carinho,  e cada presentinho desse        tem um valor inestimável ! A felicidade também é chamada de simplicidade.

Trailer Curta Saraus

I VIRADA CAIÇARA - SÃO VICENTE

http://percutindomundos.blogspot.com/2010/09/virada-caicara.html
Confirmada para 06 e 07 de novembro, a I Virada Caiçara contará com mais de 50 artistas de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Cananéia e Paraty - Rio de Janeiro, além dos convidados de São Paulo, Diadema, Santo André e Mauá, compartilhando música, teatro, cinema, dança, circo, literatura e artes visuais.
http://percutindomundos.blogspot.com/2010/09/virada-caicara-sao-vicente.html
sabel Nascimento

Educadora e fotógrafa, Isabel Nascimento procura expressar a fotografia através de seus contrastes e saturações poéticas.





Esculturas:

Anak Albuquerque e Giovane Nazareth - Projeto Aluminarte

trata-se do encontro dos trabalhos de Anak Albuquerque (mosaicista) e Giovane Nazareth (escultor) em busca de desenvolvimento e criação através da fundição de alumínio. O trabalho de Anak consiste na criação de Mosaicos com pastilhas de vidro e outros elementos, agregando texturas diversas. Já o de Giovane baseia-se na elaboração de peças a partir do Metal e sucatas que são transformadas em obras de Arte.



Chico Melo - Ateliê 44

Artista Plástico e pesquisador Chico Melo desenvolve seu trabalho junto ao Ateliê 44, um dos principais coletivos de arte do litoral paulista.



Galeno Malfatti - Esculturas em Equilíbrio

sobrinho-neto de Anita Malfatti, é um artista capaz de transformar o óbvio da vida em encantamento, mágica. Tendo experimentado a arte em suas diversas vertentes, da pintura à escultura, passando pela música e luthieria, desenvolveu a “arte do equilíbrio”, esculpindo o equilíbrio com os mais diversos materiais, dando à escultura a plasticidade do movimento e a consistência do efêmero, trabalhando com contra-pesos e eixos de gravidade.



Cris Oliveira

Esculturas em Areia.




Participarão também os artistas plásticos:

Fabrício Lopez - Estúdio Valongo

trabalha e vive como artista plástico em Santos e São Paulo. Mestre em poéticas visuais pela ECA – USP sob orientação de Cláudio Mubarac, é membro fundador da Associação Cultural Jatobá – AJA e do Ateliê Espaço Coringa, que entre 1998 e 2009 produziu ações coletivas como: exposições, publicações, vídeos, aulas, intercâmbios e residências artísticas. Participou de diversas exposições coletivas: Trilhas do Desejo - Rumos Itaú Cultural, X Bienal de Santos (1° prêmio), Novas Gravuras – Cité Internationale des Arts /Paris –FR e Arte Contemporânea no Acervo Municipal – Centro Cultural S. Paulo. Participou do Encontro Panamericano de Xilogravura em Trois Riviérès no Canadá e do programa de residência como artista convidado no Atelier Engramme na cidade do Québec. Realizou exposições individuais na Estação Pinacoteca - SP e no CCSP, integra os acervos públicos da Pinacoteca Municipal e do Estado de SP, Casa do Olhar – Sto André e da Secretaria Municipal de Cultura de Santos. Implantou um ateliê no bairro do Valongo, no centro histórico da cidade de Santos, onde desenvolve seu trabalho poético. Desde 2008, coordena o Ateliê de Artes no Instituto Acaia na Vila Leopoldina em São Paulo.

estudiovalongo.wordpress.com/



Nice Lopes

Ilustradora nas melhores horas, nascida em Santos/SP, formada em Publicidade, apaixonada por ilustração, moda, boleros, Tim Burton e espumantes.

http://nicelopes.blogspot.com/





Claudiano Xavier


Artista Plástico.




Coletivo Action

De modo descompromissado e único, o coletivoACTION procura a identidade cultural santista através de meios não convencionais. Formado pelos santistas Rui e Raphael, o coletivo vem mostrando nos últimos tempos um lado diferente na produção e na abordagem, através de música negra, artes e caranguejo, numa deliciosa caldeirada tipicamente caiçara. E, claro, fazendo tudo isso de forma letárgica e com sacadas típicas de quem faz barulho com formas geométricas.

http://www.coletivoaction.com/



Evelise Aguião

Evelise ingressou às artes com uma diversidade de estilos e técnicas. Buscando aliar em seus objetos de criação, sejam para decoração, vestuário, telas ou tecidos um mix de técnicas . Seu trabalho é reflexo de sua personalidade onde a harmonia,e a busca espiritual são espelhados através de símbolos e significados que podem ser sentidos com um simples olhar.



Maurício Adinolfi

vive e trabalha em São Paulo. É artista plástico, formado em Filosofia pela Unesp. Estudou com Dudi Maia Rosa, Rodrigo Naves e Agnaldo Farias. Desenvolve o projeto de pintura “Cores no Dique” em Santos - SP com apoio da Funarte e Secretaria de Cidadania Cultural e o projeto Sobre Mar madeira e outros Animais – Ed. Copan – ProAc, São Paulo /SP.. Participou da Mostra Ruptura ConTradição na Teia Naciona 2010 em Fortaleza e também do 61° Salão de Abril. Em 2009 foi selecionado para a bolsa Iberê Camargo, participou do 15º. Salão da Bahia; do Salão Unama; do Salão de Santo André; Expôs na galeria Favo; Espaços FUNARTE Artes Visuais, São Paulo/SP ; Pinturas – Fundação Cultural de Blumenau, Blumenau / SC. Anatomia do Instante na Oficina Cultural do Estado, Bauru/SP. Bolsa-Residência, Projeto Atelier Amarelo. Secretaria da Cultura do Estado/ SP.

http://mauricioadinolfi.blogspot.com/



Guilherme Handro

Luthier e percussionista é idealizador do projeto "Círculo de Tambores".





Grafite e Rap:

Hugo Leal - Interagestúdio

Desenvolve seus trabalhos a partir do grafite junto ao Interagestúdio - coletivo de arte e grafite.






Valério da Luz -Ateliê 44

Artista plástico e arte educador, Valério da Luz desenviolve sua arte junto ao Ateliê 44.



Cid Maia

Artista plástico e Arte Educador, nasceu em Santos em 1963.

Sua obra é composta de pintura mural, pintura sobre tela e madeira, esculturas em ferro solda,e grafite. Desenvolveu o seu trabalho em Santos, São Paulo e Barcelona, Espanha. Em São Paulo teve experiência na produção de cenários para teatro e cinema. Na Espanha interage com grafiteiros europeus, expõe telas e cursa pós-graduação em Arte Educação. Sua pesquisa atual no campo das artes tem como principais pontos intervenções urbanas e novas linguagens. Atualmente trabalha em São Vicente em projeto educacional onde ministra aulas de desenho e pintura mural, e integra o Atelier Oficina 44 em Santos.

www.cidmaia.blogspot.com




Ruídos Negros - Praia Grande /SP

Com 20 anos de estrada e participando ativamente do movimento hip-hop, o grupo de rap Ruídos Negros, de Praia Grande, mostra seu espaço no cenário nacional e conta um pouco de sua história.

www.myspace.com/ruidosnegros





TEATRO


No Parque Cultural Vila de São Vicente


“O Padre de Vera Cruz" com Rodrigo Caeser




"Pindá, A Menina do Mar", texto baseado no livro homônimo de Lucas Carrasco encenado pelo grupo Ciranda Caiçara.

O projeto "Arte e Meio Ambiente", coordenado por Adriane Almeida e Márcio Barreto, na Escola Municipal Lucio Martins Rodrigues - região carente de São Vicente /SP, destaca-se pela pesquisa de nossa identidade cultural e pela motivação à cidadania através da arte e da consciência ambiental. Formado por alunos entre 10 e 14 anos o grupo já ganhou diversos prêmios nos festivais que participou, demonstrando que através da cultura é possível alicerçar novos parâmetros para a Educação.



Segundo Márcio Barreto (Instituto Ocanoa e Percutindo Mundos), organizador do evento junto com o historiador Dionisio Almeida (Secretaria de Cultura de São Vicente), “ a Virada Caiçara é fruto de um longo trabalho de valorização e celebração de nossa identidade cultural, onde artistas do litoral paulista se unem, debatem e lançam seu olhar sobre quem somos.”

A Virada Caiçara é uma realização da Secretaria de Cultura de São Vicente e do Instituto Ocanoa e conta com o apoio do Instituto Camará, Instituto CAE – Vozes da Senzala, Instituto Artefato Cultural, Oficina Regional Cultural Pagu e Projeto Canoa.


Organização:


Márcio Barreto

Músico, compositor e pesquisador atua junto ao Instituto Ocanoa, Projeto Canoa e Percutindo Mundos.




Dionisio Almeida

Historiador, agitador cultural e pesquisador Dionisio Almeida escreve para diversos sites culturais e trabalha junto a Secretaria de Cultura de São Vicente.

http://www.artefatocultural.com.br/portal/index.php?secao=colunistas&colunista=Dion%EDsio%20Almeida




Programação


Praça Tom Jobim


06/11

17:00 – Abertura Oficial
17:30 – Percutindo Mundos – São Vicente /SP
19:00 – Julinho Bittencourt – Santos /SP
20:15 - Moitará – Santos /SP
21:30 – Chama Maré – Paraty /RJ
22:45 – Zéllus Machado e Trio Kaanoa – Santos /SP

07/11

00:00 – Mantra Yoga Transcendental – Santos /SP
13:00 – Guarani Mbyá – São Vicente /SP
14:15 – Pícaros – Praia Grande /SP
15:30 – Wylmar Santos – São Vicente /SP
16:45 – Olhos de Carla – Santos /SP
18:00 – Danilo Nunes e Carrossel de Baco


Praça 22 de Janeiro


07/11

10:00 - Oficinas de Circo - Luis Hiran (Malabares), Maíra de Souza (Acrobacias Aéreas) e Michelle Mahin (Acrobalance)
14:00 – Oficina e exposição de Grafite – Hugo Leal (Interagestúdio),
Cid Maia (Ateliê 44) e Valério da Luz (Ateliê 44)
14:30 – Ruídos Negros – Rap – Praia Grande /SP
15:30 - Capoeira - Vozes da Senzala - Instituto CAE - Santos /SP
16:30 – Gaia - Gaia´thos – Circo - Santos /SP
17:00 – As Lavadeiras do Rio e seus Amores do Mar – Grupo Ubacunhã
Teatro de Rua – Ubatuba /SP


Vila de São Vicente



06/11

Teatro José de Anchieta

18:30 – Pindá, a Menina do Mar – Ciranda Caiçara – Teatro –São Vicente /SP
20:00 – O Padre de Vera Cruz – Rodrigo Caeser – Teatro – São Vicente /SP



07/11

8° Sarau Caiçara – Literatura e Música

14:00 – Abertura

Flávio Viegas Amoreira
Lucius de Mello
Daniel Caldeira
Ademir Demarchi
José Geraldo Neres
Edson Bueno de Camargo
Meire Berti Gomieiro da Fonseca
Christina Amorim
Madô Martins
Regina Alonso
Alessandro Atanes
Márcia Costa
Marcelo Ariel
Sidarta (Abigail Baraquet e Jayme Lopes)
Jorge Lampa
Jap Krichinak
Hermes Machado
Homenagem a Beto Volpe
Homenagem a Gilberto Mendes

Centro Cultural da Imagem e do Som (Cine 3D)

06/11

18:00 – Caiçarismos – Vídeos
18:30 – Olhar Caiçara e Viola Peregrina – Mongue – Rede de Cananéia
19:00 – Oficinas Quero – Santos /SP
19:30 – Curta Santos – Vídeos

07/11


16:00 – Virgínia Spósito – “Mandinga” - Dança
16:45 – Célia Faustino – “Repetição e/ou Transformação” – Dança
17:30 – Jayme Lopes – “Raízes da Dança” - Dança
18:45 – Fernanda Carvalho – “Danças Marítimas” - Dança
19:30 – Poliana Nataraja – “Primitivo Contemporâneo” -Dança

Casa Martim Afonso e Museu da Imagem e do Som - Exposições
06/11

18:00 – Abertura

Fotografia:

“Olhares Marítimos”: Biga Appes, Adilson Félix, Márcio Barreto,
Roberto Melchior, Christina Amorim, Raquel Ramires,
Isabel Nascimento, Tito Wagner, Helena Araújo, Giba Paiva Magalhães.

Escultura:

“Aluminarte”: Anak Albuquerque (mosaicista) e Giovane Nazareth (escultor).
“A Incrível Arte do Equilíbrio” - Galeno Malfatti – São Vicente /SP
“Mares e Madeiras” - Chico Melo – Santos /SP
“Indianismos” – Evelise Aguião”



Artes Visuais:

“Valongo” – Fabrício Lopez – Santos /SP
“Supremacia Caiçara” – Coletivo Action – Santos /SP
“Retratos” – Nice Lopes – Santos /SP
“Cores” – Maurício Adinolfi – São Paulo /SP
“Grafitando Horizontes” – Valério da Luz, Cid Maia e Hugo Leal – Santos /SP
“Claudiano Xavier” – São Vicente /SP
"Círculo de Tambores" - Guilherme Handro - Guarujá /SP


07/11

18:00 – Encerramento da Exposição



Vídeo: I Virada Caiçara - São Vicente /SP - 2010

morreu a mãe
o pai
o irmão

a sogra.



todos no mesmo ano.
É de morte !

UM 
TORQUATO
EM MINHAS MÃOS 


brincar
com a memória
e com o corpo
pra não esquecer
que foi bom

a Serra...

ontem, dia 1º descendo A SERRA !!!!!!! inspirador, pertinente, poético!!! o nome é apenas "coincidência" :)