24 outubro 2009

faculdadezinha

é assim. nao tinha trampo/ hora de escolher uma faculdade/meu pai promete ajudar/minha mãe fica com a conta/ já tenho filho pra cuidar/ um ano desempregada/arranjo um emprego há exatos 24 dias pra encerrar o semestre. perco semestre, mas nao perco o emprego.
perdemos exatos mil-setecentos-e-cinquenta-reais ! aulas ruins/tempo/ perdido.ô faculdadezinha !

3º Sarau Caiçara. 18/10/2009

Quem foi até a Pinacoteca, para o 3º Sarau Caiçara , pode se encantar com aquela moça que foi chegando, apresentando seu livro, falando um pouquinho e convidando  os pré-adolescentes para dançar... Foi uma celebração, um ritual, uma energia fortíssima... e ela ainda "passeou" por outros espaços da Pinacoteca, numa ciranda-andante...Todos curtiram, todos se emocionaram...  Gilberto Mendes falou que quase saiu dançando...
Quando cheguei em casa, nao resisti e fui pesquisar - quem seria aquela menina-oxum descalça no salão da Pinacoteca???  e descobri:


 Kiusam de Oliveira é  pedagoga, bailarina, coreógrafa, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP), atua como gestora pública na Secretaria de Educação de Diadema, arte-educadora ministrando oficinas sobre empoderamento feminino a partir da pedagogia da afrodescendência através da Dança Mítica dos Orixás... Quer mais? Tb participou do show de Rita Ribeiro,  representando Oxum, na música É d Oxum. ! e ainda escreveu um livro  ! É ver pra crer!

 MARAVILHOSA  !!!!!!!!!!!!!!!!



http://pretakiuagita.blogspot.com/


Omo-Oba - Histórias de Princesa.

Preço: R$ 28,00



pedaços// - A Partida

cinzas ao mar -jan 09

"pedaços" - pra copiar-colar depois


Sexta-feira, 20 de Maio de 2005 23:41

!!!!o pobreza !!!!! to tão na pinda que num tenho nem pro pão !!!!!nem pro correio !!! mas to lendo  muito e esqueço essa vidinha mediocre !!!! viajo..
sabado tb to cheia de coisas na agenda, o principal é ver meu amigo stamato no hospital e lhe dar varios beijinhos em sua bochecha magrinha, pálida mas desejosa de beijinhos das mulheres !!!!!!  e vou na minha irmã, e etc.
domingo, nao sei...

Termino de assistir A Partida. japonês. lembro do meu amigo Ôsvaldi me entregando o filme e dizendo -"é lindo, minha linda,é lindo". 
Tratar a morte como apenas  mais uma dor - que passa. certificar-se que nos redimimos ali,  ao partir- quem fica, quem vai. Saber que vivemos num grande universo-templo-de-perdão.
A morte tem aparecido bastante, e sincronismo ou não, após o filme,  - achei  um pedaço de um e-mail(acima)...e lá se vão 4 anos !

Mas tá cheio de mulher barriguda tb. E hj, até comprei um sapatinho de crochê pra dar de presente... é o jeito de recomeçar... 

23 outubro 2009

balas ------------------------ leite

A mulher catava todas as balas no chão.
Para trocar
por leite!

BALAS ! !!!!!!!!!


Brasil, Rio de Janeiro - 22/10/2009

ilha


nem tão azul
nem tão claro
nem tão de perto
nem tão de longe
nem tão cheia
nem tão onda
nem tão minha
nem tão tua
nem nossa
nem deles.

apenas  ilha
em meus olhos.

descoberta

é preciso adoecer, tirar licença e perceber o quanto de coisa boa a gente faz - infelizmente doente - ler, ver filmes, escrever, ficar de verdade com alguns amigos, ficar pau-sa-da-men-te na janela, vendo o tempo passar, sem pressa... como faz pra ter esse tempo sem ser escravizado pelo sistema?

respostas para o e-mail: isabelnascimento10@yahoo.com.br 


ou 
se vc tiver tempo , me responda - aqui, agora ! na lata!

fuga

Tudo que ele fazia era justamente o oposto do que desejava. 
E todas as noites dormia com  duas mulheres.Acordava apenas com uma
A outra escapava-lhe em sonhos...

especulações sentimentais na cadeira do dentista

enquanto o dentista arranca o dente, que estava tão dificil , tudo passava em sua cabeça - o amigo que suicidou-se no dia do seu aniversário, o  outro amigo que morreu (tudo esse ano) , o caderninho de poemas que nao veio, as perdas - entre tantas - o que era um dente? a filha que tinha acabado de arrancar 2 dentes de uma vez só? a dor, a raíz da dor? onde era a dor maior? naquela boca? na alma? no coração? o que faria da saudade, da tristeza, da angústia?? deveria chorar como sempre chorava no dentista?que trauma de infância ,o que?!! já era uma senhora,  resolveu ser forte, pensar em coisas piores, deixar o dentista trabalhar, reclamou de dor de novo,mais 2 anestesias, enfrentou sem uma lágrima, lembrou da mãe morta, e por um momento pensou que sua arcada superior ia se quebrar em mil pedaços, que o dentista ia quebrar sem querer outros dentes, lembrou dos dentes lindos dos filhos, lembrou que nao quer ser uma velhinha banguela, mas que também entende por que velhinhos nao cuidam mais dos dentes - não querem mais sorrir, a morte fica ali na frente ,então eles ficam sérios,tentando enganá-la...
quando tudo acabou , pagou, foi pra casa e ficou sentada em frente a televisão -quer melhor anestesia? dormiu, sofreu mais um pouco com dor, acordou no dia seguinte com o corpo todo dolorido e a sensação que perdera uma parte de si, mais uma, visivelmente localizada na arcada superior, doía-lhe o seu não-dente !

Minha vó

A velhinha olhava pra mim
com olhos secos de esperança
 cabelinho tonhonhoim branco e cinza
pele enrugada
e corpo  inerte sobre a cama.
e a cor negra, curtida ao sol,
clareando, clareando, clareando de tanto quarto e luz de janela.



Via a missa através de um vidro(Via - não assistia)

por misericórdia, quando alguém a levava de carro -

- Seu passeio além-casa.
Histórias - apenas ouvia, nada mais possuía..
A vida resumida a esperar... 
Um dia após o outro !
Eita, vida , meu deus !


dizia

ele sempre dizia
dizia das madrugadas perdidas
em colos com datas de validade
vencidas!