28 janeiro 2008

isso.fica aí quietinho: imóvel/ pa-ra-li-sa-do.
a vida continua fora de seu pequeno espaço
e você continua dando voltas em torno de si.
dorme pequeno
descansa tuas pequenas mãozinhas machucadas.
Mais que sangue em minhas mãos
meu coração também sangra.
cana-facão-sol-tristeza
tenho todos os filhos pra cuidar
entao, corto a cana
em cada corte, vai um pedaço de minha leveza.
Endureço.
Nem um facão, nem ninguém conseguirá me derrubar!

Para minha Tia Marina

23 janeiro 2008

Em Babemba, tribo da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, é colocada no centro da vila, sozinha e sem nada que a prenda. Todo trabalho cessa, e todo homem, mulher e criança da vila se reúnem num grande círculo ao redor da pessoa acusada. A seguir, cada pessoa da tribo fala com a acusada, uma de cada vez, relembrando as boas coisas que a pessoa do centro do círculo tenha feito na vida.
Todo incidente, toda experiência que possa ser lembada com algum detalhe e precisão é relatado. Todos os seus atributos positivos, boas ações, força de vontade e generosidade são declarados cuidadosamente e em detalhes. Muitas vezes, essa cerimônia tribal dura vários dias. Ao final, o círculo tribal é quebrado, e dá lugar a uma celebração de júbilo, e a pessoa, simbolicamente e literalmente,é recebida, com boas-vindas, de volta à tribo.
No templo do perdão, nós somos lembrados de nossas próprias virtudes. Se nós pudéssemos ajudar uns aos outros a construir templos de perdões ao invés de prisões ! Nós podemos. Em nossos próprios corações.

(A Arte do Perdão , da Teernura e da Paz/
J.Kornfield. Ed Cultrix)
sai assim de mansinho, nem fecha a porta, o vento fará isso por ti.

http://maeglobal.blogspot.com/